História e Memória
A Ilha Diana abriga uma comunidade de pescadores artesanais, cujo modo de vida se mantém preservado graças ao afastamento dos grandes centros urbanos. É uma verdadeira joia cultural da cidade de Santos que merece a atenção dos órgãos públicos e de toda a sociedade. Por sua localização estratégica, no meio dos grandes terminais do maior porto da América Latina, pode-se dizer que se encontra ameaçada. Uma das soluções para mitigar os efeitos nocivos dessa constante ameaça é a implantação do turismo cultural.
Nossa proposta é iniciar esta batalha do “preservar sem consumir”, realizando pesquisas e buscas ativas dos sambaquis existentes no entorno da ilha, com o objetivo de transformar, a longo prazo, os moradores em guardiões e guias do patrimônio cultural ali existente. A preservação da cultura e história da Ilha Diana não é apenas um dever local, mas uma responsabilidade de todos nós para com as futuras gerações.
Agradecemos profundamente ao nosso incansável parceiro de luta, Dionísio Almeida, por seu apoio contínuo e dedicação à causa.